Como aprender outros idiomas sem estudar, apenas sendo otaku e geek.

aprender idiomas fácil


Falar mais de um idioma já não é luxo a muito tempo, na maioria dos casos é fundamental ter no mínimo um inglês para conseguir se virar. Na vida e no trabalho, mas é chato aprender uma língua nova.
Nem todo mundo tem facilidade de fazer um mês de cursinho e já estar quase fluente. 
Se você é como eu, uma pessoa com dificuldade, sem muita motivação e um pouquinho procrastinadora vai entender que passar horas dentro de uma sala de curso é completamente impossível.
Por isso estou aqui para dizer para vocês qual foi o milagre que eu usei para aprender Inglês e Espanhol de uma maneira muito mais prazerosa.

Antes de entrar na parte otaku da coisa vamos usar uns truques. Se você quer aprender inglês e está determinado a isso  a partir de agora mude o idioma de tudo que usas para inglês. Celular, facebook e o computador. Fazendo isso estais te obrigando a submergir no idioma e a associar coisas que já estava acostumado. E não mude toda hora, seja determinado e recorra ao google translate sempre que possível.

Vamos começar as dicas otakus:

1º ) Não leia mais mangás ou fanficts em português. Eu sei é difícil, mas é por um bem maior. Procure um título que está parado na scan brasileira e ache ele no idioma que pretendes aprender. Você vai querer entender o que está acontecendo na história e isso vai te impulsionar a traduzir as palavras. No inicio vai ser difícil, vai demorar, mas conforme você vai aprendendo a leitura vai fluindo até o ponto que nem percebes que não tais lendo em português. Tente fixar primeiro as palavras mais usadas e que te chamaram mais atenção.

2º) Não gosta de ler? Não seja por isso, vamos começar a ver animes ou doramas com legendas não br. Esse método é menos eficaz quando o assunto é anime, porque o bom de ter um vídeo é que ao mesmo tempo de ler a legenda você escuta a pronuncia das palavras e já treina o ouvido. Para um otaku só vai adiantar se o idioma que você quer aprender seja japonês... Então se você quer aprender inglês ache uma série legal e use essa técnica, séries é o que não falta. Já o espanhol tem aquelas novelas mexicanas que passam na SBT :X Não me julguem eu gosto ...

3º) Já adivinhou não é mesmo? Joguinhos em português nunca mais! Se você já joga online mude o idioma ou mude de servidor, tente conversar com as pessoas mesmo só saindo aquela coisa meio robótica. Para as meninas tem os otome games que geralmente não tem na nossa língua, vai ser a sua oportunidade de finalmente jogar amnésia ou qualquer outro visual-novel que ninguém se prestou a traduzir para o br br huehuehu. Vai por mim, quando você está lá na frente do seu crush sem saber o que o bendito ta falando, vais te virar em mil para entender o que está escrito!

4º) Escute músicas no idioma, hoje em dia as aberturas e encerramentos dos animes tem versões em tudo que é parte do mundo. Encontre uma que você já esteja acostumado com o ritmo e tente achá-la no idioma desejado, Ou até mesmo procure as músicas populares nessa linguagem, não precisamos nos abster apenas a esse mundo otaku.

5º) Procure videos no youtube, você pode procurar tutoriais, vlogs, gameplays, resenhas ou qualquer outro tipo de vídeo desde que seja no idioma que queres aprender. Não vou iludir vocês, se  não tem uma base no começo não via dar de entender nada. Mas esse princípio é o mesmo de ver animes ou séries com legenda, só que dessa vez você vai treinar apenas o ouvido. Ajuda muito na hora de compreender a pronuncia ou até mesmo os diferentes sotaques que existem.

6º) Pense no idioma, desde de coisas aleatórias como palavras até conseguir formar frases inteiras. 
Por exemplo, quando você está lá ansioso para ver o episódio que saiu de Naruto e se depara com um filler ao invés e pensar "Eu não acredito" pense " I can't believe!" ou " No puedo creer!" ou sei lá que língua é o teu objetivo. Comece a introduzir as palavras que você conhece no dia a dia, tudo nessa vida se aprende na base da repetição. 
Se conseguir alguém que no mínimo fique de 30 minutos à 1 hora conversando com você nesse idioma melhor ainda. 

Tudo que foi dito foram os método que EU usei para conseguir aprender inglês e espanhol, não me considero fluente em nenhum dos dois, mas sei que consigo me virar bem se algum gringo vir conversar comigo. A satisfação que eu tive ao conseguir ler meus mangás sem precisar esperar pelos scans brasileiros foi tão grande que compensou todo o processo, sem contar os visuais-novels que agora jogo igual uma maníaca, até posso recomendar uns se vocês quiserem.
Espero que minhas dicas ajudem, mas tenham consciência que cada pessoa é única e o que me serve pode não servir para você. Teste todas as formas possíveis até achar o método que mais se encaixa, persista até encontrar porque todo mundo é capaz tenha certeza disso!!
Mas eu fiquei curiosa, afinal de contas que idioma vocês falam? Deixe aqui nos comentários e vamos ver quem fala a língua mais diferente. :3

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Por : Aisaka Taiga