Como começar uma coleção de mangá sem gastar muito dinheiro?


jproject mangá

Em vários grupos no facebook relacionados ao tema de mangá e derivados sempre tem aquela pessoa que cria uma postagem do tipo "Como começar uma coleção de mangá?" 
Parece algo bem intuitivo, mas tem pessoas que ao ver aquelas coleções gigantes, que tem mais de 800 mangás, pensam "Ah, só sendo rico pra conseguir ter uma coleção dessa", bom se você é uma das pessoas que pensa desse jeito você está errado.
O que temos que levar em conta quando vemos essas coleções grandes é que muitos são colecionadores antigos, que há anos começaram a comprar seus títulos favoritos. Tanto que em 90% dos casos você identifica um colecionador antigo pelos títulos que há muito saíram do mercado e se encontram na estante ou armário dele.

Mas então ainda resta a dúvida, como me torno um colecionador sem ser rico ou ficar falido?

Há vários caminhos a se seguir, mas antes você tem que decidir qual a sua motivação? Não recomendo comprar títulos que você não goste apenas para fazer volume  (Pode parecer idiota, mas tem gente que faz isso .-.), compre títulos que vão te dar orgulho de estar na sua coleção, títulos que uma hora ou outra você vai pegar pra ler novamente. Quando se tem esse conceito bem estabelecido vamos aos primeiros passos que devem ser seguidos.

1º)  Pesquise os títulos que estão saindo/sendo relançados ou estocados novamente pelas editoras. No Brasil nós temos a JBC, a Panini, New Pop e Editora Sampa (se tiver mais alguma me corrijam por favor), então entre nos sites das respectivas editoras e acompanhe os mangás que estão sendo vendidos por elas, eles geralmente chamam de checklist (uma lista que tem os lançamentos da semana ou do mês). Algumas tem o recursos das assinaturas, onde você paga o valor total de todos os volumes do mangá (sempre com um descontinho camarada) e eles entregam na sua casa. É bom para quem não curte ficar indo semanalmente nas bancas.

2º) Saiba os dias que as bancas recebem os mangás, não tenho como afirmar para vocês se no Brasil os dias são fixos para todas as cidades, mas por exemplo, na minha eu sei que quinta-feira e domingo é dia de chegar lote novo. Então eu já economizo meu tempo deixando de ir em vão nos demais dias, podendo investir ele em outras situações que vão ajudar minha coleção.

3º) Visite sebos, para quem não sabe sebo é um lugar que vende livros, revistas e coisas do gênero, mas tudo usado e com um preço bem mais barato. Esse vai ser o lugar para você achará aquele volume que não chegou na banca perto da sua casa ou que saiu antes de você começar a coleção. Ou até em alguns casos raros mangás antigos que, por algum motivo, alguém está se desfazendo. 
Eu já presenciei um menino indo vender praticamente TODA a coleção dele de Naruto para o sebo, essa foi uma boa oportunidade para recuperar um volume perdido (pena que eu não tinha dinheiro ;-;).
O ruim é que não tem dia para chegar, como depende de pessoas que querem se desfazer qualquer dia pode chegar algo que te interesse. Sugiro fazer amizade com o dono ou com um vendedor do sebo assim você deixa uma listinha do que te interessa e ele te liga caso chegue, ou passe lá todos os dias se tiveres tempo de sobra. 

4º) Procure pela internet, no mercadolivre tem milhares de anúncios de mangás, desde os lançamento até uns que foram lançados nos primórdios das editoras. Porém geralmente os preços são abusivos, as pessoas tem consciência que, em certos casos, apenas elas possuem aquele volume e que com certeza alguém no mundo está precisando daquele bendito para terminar a coleção. O truque é pesquisar bastante, converse com o vendedor se for o caso e não se atenha apenas aos sites comuns de vendas, existem sebos online que tem a mesma função do sebo físico ou até mesmo grupo de trocas e vendas no facebook, seja paciente e tenha em mente que nem sempre vai ser possível recuperar o que você está procurando.

5º) Compre aos poucos, muitas pessoas quando começam coleção ficam enlouquecidas e saem comprando tudo que é título, até aqueles relançamentos de clássicos da Disney em estilo mangá (não estou julgando até porque eu também tenho :X). MANTENHA A CALMA, umas das coisas que aprendi foi pesquisar sobre a história antes de comprar, é claro se for algum que você já conhece fica mais fácil, porém em títulos novos não caia de cabeça. 
As editoras fazem anúncios novos praticamente todo mês, acompanhe esses anúncios antes de começar a comprar determinado mangá porque daqui a pouco você está comprando um monte de títulos, todos mensais, com duração de 12 ou mais volumes e vai uma editora e anuncia um que você simplesmente não pode perder, o que acontece? Vai ter que ter grana pra bancar tudo...

Recomendo antes de comprar saber quantos volumes são, se é mensal ou bimestral e se a distribuição é nacional ou em fases (Nacional chega em todas as cidades ao mesmo tempo, em fases quer dizer que as cidades são divididas em fase 1 e fase 2, primeiro os mangás são vendidos nas cidades de fase 1 e os que não são vendidos naquela semana são recolhidos e vendidos na fase 2). Depois disso tudo você analisa se vale a pena ou não. 

Dica Bônus:  

Faça uma reserva todo mês, pense o quanto está disposto a gastar com mangás e reserve esse dinheiro assim que o mês começar. Imagine como se fosse uma prestação que você tem que pagar todo mês, assim tens uma cota certa para os títulos que estás colecionando e se sobrar um dinheiro no final consegues comprar um one-shot para aumentar tua coleção.

Sei que o que falei aqui não é novidade para muitos, mas para os iniciantes toda dica é válida. 
Deixem nos comentários as fotos das coleções de vocês, a foto acima é de uma parte da minha coleção (ta desorganizada porque eu tentei deixar as 3 pilhas simétricas :p ) e se tiverem alguma dica a mais compartilhe com a gente ela com certeza será bem vinda!!



Compartilhar

Postagens Relacionadas

Por : Aisaka Taiga