Quem não gosta de ter aqueles momentos nostálgicos ao encontrar brinquedos ou desenhos que fizeram parte dessa fase tão boa que é a infância?
Quem nunca disse "Mas os desenhos na minha época eram melhores" , "Quando eu era criança as brincadeiras eram mais legais", "Aqueles que eram brinquedos de verdade não essas porcarias de hoje em dia" ou algo do tipo não é mesmo?
É do ser humano ser saudosista, sentir falta do passado e achar que a sua época foi a melhor de todas, que as músicas eram melhores, que os programas de tv eram melhores ou até mesmo que o comportamento e as pessoas eram melhores. Faz parte de nós.
E como o sentimento de nostalgia, moderado, faz bem resolvi trazer 10 animes que fizeram parte da minha infância e que talvez tenham feito parte da infância de vocês também! Foram animes que passaram na tv aberta e na fechada em canais como cartoon network, play tv, animax , etc e que alegraram as crianças dos anos 90 e começo dos anos 2000 - se você teve sua infância nessa época com certeza vai ter assistido no mínimo um desses!
10º - Hamtaro
"Estamos juntos conseguimos...", até hoje me lembro da abertura desse anime e também da frustração que foi querer ter um hamster e minha mãe não deixar. Hamtaro me proporcionou todos esses sentimentos - era um anime tão fofo sobre esses animais fofinhos que se juntavam e tinham uma espécie de clube secreto onde cada um tinha uma personalidade bem definida e se metia em divertidas confusões. É aquele tipo de anime para criança mesmo, bem leve, com lições de moral sobre ajudar os amigos, sempre falar a verdade e todas essas coisas que os pequeninos devem aprender.
Me lembro da sensação de estrelato que eu tive quando levei para a sala de aula meu álbum do hamtaro, as criancinhas ficavam enlouquecidas querendo igual.
Ainda quero ter um hamster @_@ não desisti desse sonho :p
9º - Digimon
Engraçado que quando penso nos animes da minha infância a primeira coisa que me lembro deles é a música de abertura, infelizmente hoje em dia só vemos animes pela internet então as openings e endings não são traduzidas. Isso é muito triste porque as aberturas brasileiras dos animes sempre ficavam ótimas! Não querendo ser puxa saco nem nada, mas realmente eram adaptações muito boas, vejam as de Portugal que vocês vão entender do que estou falando.
Enfim, creio que não preciso explica muito o que é digimon não é mesmo? Afinal por agora o anime vai ter uma continuação então está todo mundo antenado no assunto.
O meu preferido era o Gatomon, tive até um chaveiro que minha mãe comprou na fera :P
8º - Yu-gi-oh!
Sou daquela geração que ficava fazendo altos duelos no recreio apostando o Toddynho, as balas 7 belo, até mesmo a dignidade no jogo de yu-gi-oh. Nossa como eu infernizava minha mãe para compras os deck, era o do Yugi, o do Seto Kaiba - sem contar aquela sensação de ter o Exódia no baralho e não conseguir invocar ele nunca (sempre tinha os pilantrinhas que roubavam, mas eu sou TOTALMENTE CONTRA - seja honesto em seus duelos, sendo eles de yu-gi-oh, magic, pokémon ou até mesmo no truco) até imitávamos o jeito que eles falavam o nome das cartas.
Quem não lembra do "DRAGÃO BRANCO DE OLHOS AZUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIIIISSSSS!" , cheguei a me arrepiar.
7º - Yu yu hakusho
Esse talvez não seja muito conhecido, pois não me lembro se passou na tv aberta.
O anime conta a história de um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança, esse ato dele foi tão inesperado que nem o Mundo espiritual entendeu o que aconteceu. Ele teve a chance de volta a vida quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai, a condição para que ele volte a Terra é de se tornar um Detetive Sobrenatural e a partir dai a história se desenrola.
Yu yu hakusho me fez pensar nessa situação tão estranha que é a morte, por ser criança não a via da forma que era, não me passava pela cabeça o que acontecia quando o personagem morria, o que significava morrer. De certa forma ajudou no meu amadurecimento para esse lado, mesmo tendo todo esse rolo de voltar a vida e talz.
A saga que eu mais gostei foi a do Torneio das Trevas.
6º - Samurai X
A história do samurai andarilho que empunhava a espada de gume invertido e que prometeu nunca mais matar.
Eu via Samurai X na Cartoon Network bem a noite, antes de dormir e toda a adrenalina das lutas me deixava com insônia, por causa disso no outro dia ia para a escola morta de cansada, CONTUDO valia muito a pena.
As cenas cômicas me faziam lutar para abafar as risadas e não acordar ninguém para não ficar de castigo por estar acordada aquela hora. Era a adrenalina do anime mais a adrenalina de estar indo contra as regras da minha mãe, me sentia uma total rebelde descumpridora de leis u_u
Quantas crianças não pintavam um X na cara e saiam pela rua achando que estavam arrasando? Não fui uma delas, mas tive vááários coleguinhas assim.
5º - Sailor Moon
O primeiro anime de garotinha da lista que de garotinha não tinha era nada.
As guerreiras da lua lutavam contra monstros assustadores, toda semana uma treta nova aparecia - o mundo nunca estava em paz desde que Serena (Usagi no original) descobriu que era uma guerreira Sailor, mais precisamente a Sailor Moon e que a partir daquele dia teria que lutar contra alienígenas e seres da escuridão para salvar a Terra e o reino da Lua.
Você menina que assistia Sailor Moon vai me dizer que não ficava ENSANDECIDA pelo uniforme delas? E a cena que se transformavam? Meu frágil e pequeno coração de criança não aguentava de tão lindo que era, ficava incomodando deus e o mundo porque queria uma fantasia daquela (nunca consegui ;-;).
Até hoje sou louca por qualquer coisa da Sailor Moon, tanto que já postei aqui como fazer o origami do uniforme delas, se não viu ainda
clique aqui.
Minha preferida sempre foi a Sailor Saturno, tão misteriosa com aquele clima de sofredora, toda trevosa pela escuridão *-*
4º - Sakura Card Captors
Outro anime de menina que muito marmanjo tem que admitir que curtia e que ainda curte.
Como não lembrar da jovem Sakura que ia para a escola de patins, era apaixonada pelo melhor amigo do irmão e que além de estudar e fazer os afazeres de casa precisava capturar as cartas clow para que não caíssem em mãos erradas?
Aprendi a andar de patins por causa dela, sem brincadeiras. @_@
Sakura foi um anime que englobava muitos assuntos...delicados que quando criança eu não percebia. Alguns exemplos rápidos: o mais notório de todos era a "paixão" que a Tomoyo tinha pela Sakura, vendo agora é bem perceptível os sentimentos da coitada que sempre esteve ali sendo a melhor amiga do mundo (já trazendo levemente o tema Yuri ) ou então a relação do Syaoran Li com o Yukito (Yaoi).
Não sei o impacto que isso pode ter feito, mas sinto que por causa de, meio que perceber e meio que não perceber isso quando criança me fez aceitar e entender muito melhor que meninas não precisam gostar apenas de meninos e vice-versa, de uma maneira meio estranha Sakura Card Captors fez uma breve introdução a esse assunto de uma forma tão leve que ficou tão natural que quando adulta nunca tive preconceitos, nunca me pareceu errado ou outras coisas que falam.
Crianças são esponjinhas e absorvem as coisas muito fácil, mesmo que meio na subliminar o anime já me passou uma lição importante de vida, por isso que eu AMO animes <3
Enfim, voltando ao assunto... o melhor enredo é a relação entre Sakura e Syaoran que aos poucos vão percebendo que amam um ao outro, pura fofura esse amor de criança não é mesmo?
Ainda não sei qual minha carta preferida D: fico muito indecisa entre alada, flor e doce...
3º - Os cavaleiros do Zodíaco
Não consigo ler o nome do anime sem usar a voz do locutor D:
Na escola todo mundo só sabia o próprio signos para saber qual cavaleiro de ouro era e discutir com os coleguinhas que o seu era melhor. Isso quando não entrava os cavaleiros de bronze na discussão, nessa hora a sala de aula virava quase um campo de guerra dividido em facções team Seiya, team Ikki, team Shiryu, etc, pronto para receber uma grande batalha verbal de fatos e argumentos, tudo para provar que o seu favorito era o melhor...
Frases como "Meteoros de Pégasos", "Cólera do Dragão" e a própria Saori gritando "SEEEEEEEEiYAAAAAA" eu e meu irmão falávamos quase que diariamente nas nossas brincadeiras, era rotina chegar da escola e comer enquanto assistíamos Cavaleiros do Zodíaco.
Quem tinha mais dinheiro ostentava a armadura de plástico que a Rosita produziu na época enquanto outros se contentavam com os bonecos deles que vendiam nos camelôs.
Um anime ótimo que nos faz entender sobre mitologia (depois chegava nas aulas de história abalando), problemas sérios com família, abandono, aceitação, tudo isso envolto em lutas para proteger o mundo das forças do mal.
Sem contar que tem uma das melhores aberturas brasileiras de todas!
2º - Pokémon
Para tudo, quem nunca viu esse anime deve parar qualquer coisa que está fazendo e começar a assistir AGORA.
Sério gente, é tipo de lei que quem curte animes deve assistir pokémon.
Toda minha infância foi baseada em dois animes, Pokemon e o número um da lista, todas as brincadeiras, conversas com amigos, primos, brinquedos, revistas, leitura, TUDO era sobre eles.
A maior dúvida da criança dos anos 90 deve ter sido qual Pokémon inicial escolher (demorei alguns anos e agora não tenho dúvida em dizer que o meu é o Charmander), não importa qual geração você começou a assistir, o Pokémon inicial sempre foi uma questão importante.
As crianças da época se gabavam por saber o nome de todos os 150 pokémons que existiam, quem não sabia comprava revistas e ficava em casa decorando para poder entender os papos que rolavam nas rodinhas no recreio. E quando lançou a caçulinha? O refrigerante da Antártica que vinha com uma pokébola na tampa e que dentro dela vinha, nada mais nada menos que, A MINIATURA DE UM POKÉMON. Nunca bebi tanto refrigerante na minha vida.
Tinha dois jeitos de conseguir completar a coleção, era comprando o refrigerante ou pegando as miniaturas por aquelas máquinas que você coloca uma moeda e cai uma bolinha de plástico com o brinde dentro. Eu juntava todas as moedas que me davam, todos os trocos do pão para poder ficar comprando e comprando pokémons - era um vício admito, tinha potes e potes cheio de pokémons @_@ Sendo que nem falei dos tazos e todos os outros itens colecionáveis que tinham na época...
Até hoje eu jogo Pokémon no nintendo DS e quando vou para a faculdade vejo várias pessoas jogando pelo celular - já até me rendeu uma conversa com um pessoa que eu nunca nem tinha dado oi, ficamos uns 20 minutos falando só de pokémon, depois o professor chegou e continuamos a não nos comunicar...
A prova que é uma franquia tão bem sucedida que a pouco houve notícias do lançamento de Pokémon Go que é o novo jogo para smartphones que utilizará a sua localização para introduzir os monstros na vida real, dessa forma você pode capturar, trocar e entrar em batalhas com seus Pokémons. Legal não é? Mas se você tem Windows Phone pode parar de se iludir porque a princípio não será lançado para ele :T
1º - Dragon Ball
Simplesmente o anime com as melhores lições de moral, frases inspirados de luta e persistência de todo o universo otaku!
Acompanhamos a vida e aventuras de Goku, desde jovem até se tornar avó, que durante sua jornada buscar se tornar mais forte para poder enfrentar inimigos cada vez mais poderosos que desejam destruir a Terra (em alguns casos o universo) com a ajuda das esferas do dragão. Dessa forma Goku sai em uma jornada para reuni-las antes que caiam em mãos erradas.
Nem consigo colocar em palavras o quanto foi importante e parte da minha infância.
Crianças dos anos 90 ficaram um episódio inteiro com as mãos para cima ajudando Goku com a genki dama, ouviam broncas porque no anime o pessoal ficava gritando "SATAN SATAN" e mãe dizia que era coisa do demônio (como falavam que a xuxa era, ou é sei lá...), tentaram concentrar o ki para aprender a voar junto com a Videl e ficaram bravas pelo Kuririn sempre morrer.
Na época tinha tudo de Dragon Ball, mochila, revistas, jogos, bonecos, álbum de figurinha (AMO, tinha quase completo :') ) , roupa, adesivo de chiclete e mais um monte de bugiganga que os comerciantes faziam as crianças acreditarem que precisavam. Foi uma verdadeira febre, e é até hoje.
Um dos animes mais famosos no brasil Dragon Ball merece o posto de primeiro lugar da nossa lista.
Se existe uma pessoa que curte anime e ainda não viu...veja!
E então se identificou? Assistia algum deles? Acho que faltou algum importante? Deixe sua opinião e críticas nos comentários, o que você pensa é muito importante para nós!