Não quero parecer preponente nem coisa do gênero, mas tenho um pouquinho de experiência no assunto. Escrevo textos, poemas e histórias desde que estava na primeira série e quando digo primeira série estou falando sério, meu primeiro poema foi para o dia das mães (o que me da no mínimo 10 anos de experiência) e desde aquelas palavras infantis, mas com muito carinho nunca mais parei.
De novo, não quero parecer arrogante apenas deixar claro que sei do que estou falando e posso ajudar vocês que desejam melhorar a forma como se expressão.
Mas então qual é o grande segredo?
Na verdade segredo, segredo não tem nenhum. Tudo que falarei são coisas simples e meio óbvias, mas que fazem TODA diferença para a construção de uma boa narrativa.
1º Leia M.U.I.T.O.
E quando digo leia não é mangá, quadrinho,gibi, hq ou derivados (MUITO menos fanfics, a não ser que sejam muito bem escritas) estou falando é de livros, aqueles que uma editora botou fé que venderia e investiu dinheiro nele.
Por que estou dizendo isso? Simples.
Dessa forma você está garantindo que, nó mínimo, a sua leitura estará feita em um português correto e estruturado. Pode ser clichê, pode ser desinteressante, porém não vai ter um 'concerteza' no meio.
Não briguem comigo, eu sei que existem fanfics ótima que mereciam ser vendidas em todos os cantos do planeta, contudo temos que ser sinceros e admitir que a proporção de bons para ruins é bem baixa.
"Ah eu não estou acostumado a ler livros..." Então comece por livros pequenos e de categoria infanto-juvenil, eles podem ser um saco, mas são um começo.
Aos poucos vá avançando e aumentando a capacidade literária de vocês, assim que possível leiam clássicos, nada melhor do que eles para demostrar qual a melhor forma de utilizar as palavras.
Aos poucos você vai se acostumando e vai agregando vocabulário e então sem perceber se expressar vai ser muito mais fácil.
Recomendo pelo menos um dia na vida ler O Morro dos Ventos Uivantes, é um clássico, simplesmente devastador e impecável.
OKAY, eu já li muitos livros até mesmo aqueles chatos, decorei um monte de palavras difícil e agora o que faço?
2º Comece escrevendo aos poucos.
Escrever poemas e coisas do gênero precisam de dicas mais centradas, portanto vamos focar na construção de histórias, como se vocês fossem escrever o novo Harry Potter.
Quando comecei a botar no papel as fantasia mirabolantes que eu tinha e os enredos que pensava antes de dormir não peguei um caderno, computador ou seja lá qualquer coisa e sai escrevendo 200 páginas, tive que começar aos poucos. Mesmo sendo uma compulsiva por leitura eu não conseguia passar o que estava pensando em palavras, as vezes não conseguia transmitir o pensamento ou não conseguia descrever o que estava acontecendo, isso é totalmente normal nem todo mundo tem o dom de conseguir escrever ao ponto do leitor esquecer que está lendo e mergulhar no texto.
3º Pense antes de sair escrevendo.
Um dos maiores erros dos aspirantes a escritores de hoje em dia é a afobação. Pegam o computador ou até mesmo o celular e escrevem qualquer coisa que veem a cabeça sem nem ao menos pensar "Isso faz sentido?" ou sem uma mísera revisão.
Novamente eu cito o exemplo, Harry Potter não foi escrito em um dia então não pense que é só sentar e sair escrevendo, até mesmo autores renomados possuem períodos de bloqueio criativo. Antes de prosseguir pense bem se é realmente o que você quer, o que está escrito é o que quer passar ao leitor? Amadureça a ideia que teve, pense algum tempo sobre porquê muitas vezes o que em determinado momento parecia o melhor desfecho talvez não seja. E por favor revise, erros de português acabam desmerecendo todo o seu trabalho, mesmo a história sendo ótima se estiver mal escrita não adianta de nada.
Essa postagem eu estou fazendo a alguns dias e ainda acho alguns errinhos, imagina se tivesse postado sem revisar antes?
4º Não tente usar palavras que desconhece.
Usar palavras desconhecidas que soam bonitas não vai adiantar em nada se não souber o que significa e , o pior de tudo, utilizá-las errado. "Enfeitar" o texto não vai deixá-lo mais interessante, claro que palavras mais intelectuais encorpam a escrita, porém também não adianta usar uma linguagem muito culta que ninguém vai entender nada. A não ser que você queira escrever com um enfoque em um público que tenha uma bagagem literária, nesse caso faça o que achar melhor.
Mas você, assim como eu, que deseja que o máximo de pessoas gostem da sua história use o bom senso na hora de escolher as palavras. Tente sempre escrever da maneira mais fácil de se entender, textos complexos deixamos para o lado científico que precisa 'demonstrar' mais cultura.
5º Não se estenda demais.
Frases e parágrafos curtos são mais fáceis de ler e de entender, quando utilizamos muitas virgulas muitas vezes podemos confundir o leitor e passar a ideia completamente diferente do que devia ser. Uma virgula causa muita diferença então se não se garante ao usá-la tente fazer frases curtas que não necessitem muito dela. Isso não muda o fato que você deve aprender como usá-la.
6º Cuidado com gírias.
Dependendo eu prefiro até mesmo não usar, mas caso seja necessário, faça parte de algum personagem ou outra coisa do gênero só tome cuidado. Excesso de gírias e abreviações atrapalha no compreendimento e empobrece o texto.
7º Leia em voz alta.
Quando terminar de escrever dê uma pequena pausa e leia em voz alta. É nessa hora que percebemos os erros, os detalhes que paçaram despercebidos e as frases que não fazem sentido. Ao ler em voz alta conseguimos abstrair melhor qualquer texto, portanto também conseguimos perceber se ele está 'bom' ou 'ruim'.
7º Leia em voz alta.
Quando terminar de escrever dê uma pequena pausa e leia em voz alta. É nessa hora que percebemos os erros, os detalhes que paçaram despercebidos e as frases que não fazem sentido. Ao ler em voz alta conseguimos abstrair melhor qualquer texto, portanto também conseguimos perceber se ele está 'bom' ou 'ruim'.
Depois de seguir todas essas dicas vocês podem seguir certos passos.
Vou lhes dizer o que fiz, não precisam seguir a risca essa parte, adaptem para o que ficar mais confortável para vocês, porém foram realmente as etapas que segui para conseguir ter desenvoltura ao escrever.
- Escreva pensamentos, comece escrevendo o que está pensando, sentindo. Como se fosse o que seu personagem está querendo passar, aquela voz interior que somente o leitor tem acesso. Tente escrever em momentos distintos para conseguir explorar mais as emoções, escreva quando estiver furioso, triste, alegre, entediado, nem que seja algumas linhas, mas tente colocar para fora o que está sentindo.
Nada melhor para descrever um sentimento do que passar por ele não é mesmo?
2º Etapa
2º Etapa
- Comece com pequenas cenas. Tente se aventurar a descrever o cenário, o personagem, objetos, clima, qualquer coisa. Quanto mais detalhado melhor o leitor consegue imaginar a cena e mais fácil ele se 'prende' ao enredo, porém tudo tem o seu limite.
Livros como As Crônicas de Gelo e Fogo (série que deu origem a Game of Thrones) contam com descrições milimétricas de ambiente, clima, objetos, personagens e sentimentos, porém se tornam uma leitura mais pesada já que não é qualquer um que aguenta ficar dois parágrafos lendo sobre como são as folhagens de determinado lugar e em como o sol bate na porcelana que está na cristaleira.
3º Etapa
Livros como As Crônicas de Gelo e Fogo (série que deu origem a Game of Thrones) contam com descrições milimétricas de ambiente, clima, objetos, personagens e sentimentos, porém se tornam uma leitura mais pesada já que não é qualquer um que aguenta ficar dois parágrafos lendo sobre como são as folhagens de determinado lugar e em como o sol bate na porcelana que está na cristaleira.
3º Etapa
- Escreva histórias curtas, recomendo tentar oneshots que são histórias que contém apenas um capítulo. Muitas vezes uma leitura breve e de qualidade é melhor do que uma leitura longa que não lhe agrega nada. Qualidade sempre será melhor que quantidade.
É muito fácil se perder em histórias longas, fazer a ligação entre capítulos ou até mesmo entre ideias não é tão fácil quanto parece, a chance de ficar uma grande salada de fruta são imensas para iniciantes.
4º Etapa
4º Etapa
- Caso esteja com dificuldade comece fazendo adaptações. Pegue uma cena de algum seriado, livro ou qualquer coisa que você ache que consegue melhorar. Eu já fiz, por exemplo, a adaptação de um clipe pois o final não havia me agradado, pensei que a minha ideia era melhor e reescrevi como achei que deveria ter sido. Descrever algo que vemos é bem mais fácil e é um bom treino para quem está começando ou que melhorar no assunto.
Depois de seguir todas essas dicas e todas as etapas COM CERTEZA vai estar escrevendo melhor, mas tenha bom senso pois isso não vai acontecer em um dia ou em uma semana. A prática leva a perfeição e escrever se trata totalmente de prática, quanto mais se escreve melhor fica.
Recomendo vocês a entrarem em grupos de textos, fanfics e coisas do tipo, lá pode-se publicar pequenos trechos do seu texto e pedir a opinião de quem está acostumado a ler ou a escrever, dificilmente terá haters que falaram bobagem, contudo não tenho como dar 100% de certeza.
Se joga! Escrever faz bem, tira um fardo dos nossos ombros é realmente libertador. Se você tem uma história que acha que deve ser contada tente, se não ficar boa vai tentando e modificando até dar certo.
Quem escreve pode deixar nos comentários suas fanfics, blogs de textos, pedaço de diário, enfim qualquer coisa que escrevem porque estou curiosa para ler, se quiserem posso até dar minha humilde opinião ;3
EmoticonsEmoticons